Nasceu em Aberdeen em 1964 e vive em Orkney, ilha isolada a nordeste da Escócia. Dramaturgo, guionista, contista, romancista e editor, iniciou a sua actividade artística como cantor e actor numa companhia de teatro de rua de Edimburgo, um trio cómico – The Merry Mac Fun Show. Apesar de ter estudado Drama na universidade, foi a fazer teatro de rua que afirma ter aprendido as suas mais importantes lições. Começa a escrever para teatro em 1985 com The Ran Dan. Até 1999, seguem-se-lhe outras seis peças, das quais se destacam Julie Allardyce (1993) e Blackden (1997), publicadas pela Methuen num volume onde também encontramos Uma coisa é certa (1994), Rug Comes to Shuv (1996) e Antes Cego (1999). Acredita que para o teatro só há duas coisas absolutamente necessárias: "o público e o actor". Por isso o que procura com as suas peças é o contacto imediato e directo com o público. Recebeu, em 1993, o prémio Somerset Maugham pelo seu livro de contos Bucket of Tongues e, em 1998, o prémio literário do Scottish Arts Council pelo seu romance Lone Star Wing.
Do autor nos Livrinhos de Teatro:
Conferência de Imprensa e Outras Aldrabices (nº especial com o texto Pátria)
Nos Artistas Unidos:
2001 - LEITURAS O TEATRO QUE VEM DA ESCÓCIA.
2002 - RUG COMES TO SHUV um trabalho de João Saboga e Vítor Correia (A Capital Teatro Paulo Claro).
2005 - CONFERÊNCIA DE IMPRENSA E OUTRAS ALDRABICES de Harold Pinter, Antonio Tarantino, Arne Sierens, Antonio Onetti, Davide Enia, Duncan McLean, Enda Walsh, Finn Iunker, Irmãos Presniakov, Jon Fosse, José Maria Vieira Mendes, Jorge Silva Melo, Juan Mayorga, Letizia Russo, Marcos Barbosa, Miguel Castro Caldas, Spiro Scimone, uma canção de Boris Vian e outros ainda, encenação de Jorge Silva Melo (Teatro Nacional D. Maria II).
![]() |
EMÍLIA de 11 de Setembro a 19 de Outubro |
![]() |
NIKIAS SKAPINAKIS - Pintura e Desenho - 2018-2019 de 11 de Setembro a 19 de Outubro |
| VEMO-NOS AO NASCER DO DIA de 6 de Novembro a 14 de Dezembro |
|
![]() |
RETRATO DE UM RAPAZ de 6 de Novembro a 14 de Dezembro |
3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo
Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros
No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, 212473972, www.bol.pt, Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, Serveasy, Pagaqui. Para INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).
![]() |
SONHO (MAS TALVEZ NÃO) Na Antena 2, Teatro Sem Fios, a 24 de Setembro às 19h00 |
| VEMO-NOS AO NASCER DO DIA No Teatro Estúdio-Ildefonso Valério a 25 e 26 de Outubro |
|
![]() |
VIDAS ÍNTIMAS No Teatro Municipal de Vila Real a 31 de Outubro No Teatro Municipal da Guarda a 8 de Novembro No Porto, no Teatro Nacional São João de 14 de Novembro a 1 de Dezembro No Teatro Aveirense a 6 de Dezembro Em Ponte de Lima, no teatro Diogo Bernardes a 14 de Dezembro Na Póvoa de Varzim, no Cine-Teatro Garrett a 4 de Janeiro de 2020 Em Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi a 11 de Janeiro de 2020 Em Santarém, no Teatro Municipal Sá da Bandeira a 18 de Janeiro de 2020 Em Braga, no Theatro Circo a 25 de Janeiro de 2020 Em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva a 6 de Fevereiro de 2020 Em Coimbra, no Convento S. Francisco a 8 de Fevereiro de 2020 Em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda a 15 de Fevereiro de 2020 Em Torres Novas, no Teatro Virgínia a 29 de Fevereiro de 2020 No CCB – Centro Cultural de Belém de 4 a 9 de Março de 2020 |
![]() |
A VOZ DOS POETAS Biblioteca da Imprensa Nacional (Rua da Escola Politécnica) 23 de Setembro – Mário Cesariny por Maria João Luís e Jorge Silva Melo |
![]() |
EM VOZ ALTA os nossos poetas leituras de poesia portuguesa pelos Artistas Unidos |