O AMANTE de Harold Pinter

o_amante_a AMANTE de Harold Pinter
Tradução Pedro Marques Com Gracinda Nave, Marco Delgado e Pedro Carraca  Cenografia e figurinos Rita Lopes Alves, Isabel Nogueira e José Manuel Reis Luz Pedro Domingos Encenação Jorge Silva Melo
Uma produção Artistas Unidos/Culturporto.
Estreia Rivoli - Teatro Municipal, 19 de Janeiro de 2002
Espaço A Capital, 24 de Janeiro de 2002
O texto está publicado no volume TEATRO I de Harold Pinter (Ed. Relógio d´Água)

o_amante_bEscrita originalmente para televisão, O AMANTE foi teledinfundida em Março de 1963 com Alan Badel e Vivien Merchant. Nesse mesmo ano, em Setembro, estreou no Arts Theatre juntamente com The Dwarfs com encenação de Harold Pinter, assistência de encenação de Guy Vaesen e o seguinte elenco: Richard - Scott Forbes; Sarah - Vivient Merchant; John - Michael Forest.. Podemos dizer que se trata da primeira incursão de Pinter no labrinto das relações eróticas que irá desenvolver em textos posteriores como HÁ TANTO TEMPO (Old Times), TRAIÇÕES e CINZA ÀS CINZAS. A sua estreia em Portugal ocorreu em 1992 numa tradução, encenação e interpretação de Diogo Infante na Sala Experimental do Teatro da Trindade.

Uma relojoaria diabólicamente devastadora. Aqui Pinter trata do homem sozinho, perante a sociedade. Fala-se aqui da solidão, do medo dos outros escondido atrás de uma máscara irónica ou agressiva. E as personagens têm de se compreender tal como são: incapazes de se compreender e de se encontar. O teatro de Harold Pinter revela um universo singular, cómico e aterrador, feito de sub-entendidos, mal-entendidos ou puros equívocos. Nele observa-se, como se fosse ao microscópio, personagens que vegetam confusamente, de quem quase nada se sabe e que, de repente, explodem num confronto em que as palavras são armas mortais. Estamos no reino do falso para se atingir uma verdade que é ainda mais falsa.
Eric Kahane

Tal como em grandes obras clássicas, o que aqui é tratado é o conflito entre uma humanidade dominada, socializada e uma outra, selvagem, guiada pelos instintos. Num registo miniatural, com elegância e um humor seco, estamos não na escala épica e vasta das "Bacantes" ou do "Balcão" de Genet mas no nível de um comédia subtil e intima.
Martin Esslin.

As personagens de Pinter exprimem exactamente aquilo que lhes vem à mente e muitas vezes emerge directamente do inconsciente. Pode acontecer que isso nada tenha a ver com a acção ou com o que acaba de dizer a outra personagem. Para dizer a verdade, não há diálogo.As personagens de Pinter só se revelam aos poucos e de uma maneira incompleta: esse é o trabalho do actor.
Mervyn Jones

O Amante é uma peça ardilosa. Começa em comédia de costumes, passa para a exploração de ilusões fetichistas que tanto podem aguentar um casamento como sugerir um esgotamento nervoso e finalmente faz a reconciliação entre a realidade e a fantasia. Com grande delicadeza, Pinter mostra como os ingleses de certa classe e tipo têm necessidade de dividir as mulheres em parceiras elegantes e putas transaccionáveis.
Michael Billington

Teatro da Politécnica

retrato prog RETRATO DE MULHER ÁRABE QUE OLHA O MAR
de 31 de Outubro a 8 de Dezembro
oteatro joaovieira prog VOLTAR A VER O JOÃO (VIEIRA)
de 31 de Outubro a 8 de Dezembro

Bilheteira

3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo

Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros

Bilhetes à venda

No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, www.bol.pt, Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, Serveasy, Pagaqui. Para INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).

E fora da Politécnica

DO ALTO DA PONTE 2 prog DO ALTO DA PONTE
No Teatro Municipal de Vila Real a 19 de Outubro
No Teatro Municipal de Bragança a 27 de Outubro
Em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes a 3 de Novembro
No Teatro Nacional de S. João de 8 a 25 de Novembro
No Teatro Aveirense a 30 de Novembro
Na Póvoa de Varzim, no Cine-Teatro Garret a 1 de Dezembro
No S. Luiz Teatro Municipal de 10 a 27 de Janeiro de 2019
Em Faro, no Teatro das Figuras a 31 de Janeiro de 2019
No Teatro Municipal de Almada a 9 e 10 de Fevereiro de 2019
Em Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi a 16 de Fevereiro de 2019
Em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda a 16 de Março de 2019
fernando lemos prog FERNANDO LEMOS. Como, não é retrato?
Em Coimbra, no Caminhos Film Festival, Mini-Auditório Salgado Zenha a 30 de Novembro, às 18h00

EM VOZ ALTA prog EM VOZ ALTA os nossos poetas
a voz dos poetas prog A VOZ DOS POETAS
12 de Novembro Luís Vaz de Camões por Jorge Silva Melo
Biblioteca da Imprensa Nacional (Rua da Escola Politécnica)

Livrinhos de Teatro

assinaturas2019

Assinaturas Livrinhos de Teatro 2019

Assinar »»

Subscrever Newsletter