O SERVIÇO de Harold Pinter

o_servico_a O SERVIÇO (The Dumb Waiter) de Harold Pinter
Tradução Pedro Marques e João Saboga Com João Saboga e Vítor Correia Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves, Isabel Nogueira, José Manuel Reis Luz Pedro Domingos Um trabalho de João Saboga e Vítor Correia com a colaboração de Jorge Silva Melo e Pedro Marques

Estreia Festival de Portalegre, 24 de Outubro de 2001
Espaço A Capital/ Teatro Paulo Claro, 29 de Novembro de 2001

O texto está publicado no volume TEATRO I de Harold Pinter (Ed. Relógio d´Água)

THE DUMB WAITER é uma peça em um acto que Pinter escreveu em 1957. Duas personagens (Ben e Gus) que, num quarto, conversam: porque ainda é cedo. No passado houve outros serviços a fazer, outros quartos, outras esperas. Enquanto a tensão aumenta (assim como as situações cómicas e as possibilidades de violência), o ascensor da parede do fundo começa a funcionar. Este, o "dumb-waiter" do título original, traz as ordens enigmáticas de um andar superior da casa que, como de costume em Pinter, nunca se sabe de que tamanho é nem quem a habita.

o_servico_bA incapacidade - de Ben e Gus - para compreender o trabalho da organização a que pertencem, a frustração e a irritação encontram expressão na linguagem, carregada de dificuldades de interpretação. Eles são constantemente enredados em nós linguísticos que são incapazes de desatar. (.) O Serviço pode ser, finalmente, sobre a relação entre dois seres humanos, à semelhança de Godot. Há sempre um desejo de morte no fundo destas tensões insolúveis.
Martin Esslin, Pinter the Playwright

Acho que aquilo de que está a falar começou em O Serviço, que do meu ponto de vista é uma obra relativamente simples. A violência é mesmo só uma expressão da questão do domínio e da subserviência. Não chamaria a isto violência mas mais uma batalha por posições, é uma coisa muito vulgar, de todos os dias.
Harold Pinter a Lawrence M. Bensky

"Parece absurdo? Não é. Em nenhum momento sentimos que aquilo não faça sentido: o que se sente, se se sente alguma coisa, é uma tremenda curiosidade de se saber mais."
José Couto Nogueira, O Independente, 28 de Dezembro de 2001

"O espectáculo segue com grande fidelidade e rigor o texto de Pinter, conseguindo recriar através de um discurso verbal e físico extremamente económico e eficaz o peso da peça, sem descurar a elegância que todos os textos de Pinter também têm."
João Carneiro, Expresso, 5 de Janeiro de 2002

Teatro da Politécnica

monica coelho prog ARTISTA DO MÊS
Mónica Coelho
a vertigem dos animais prog A VERTIGEM DOS ANIMAIS ANTES DO ABATE
de 13 de Setembro a 28 de Outubro
xana labirintoX001 prog LABIRINTO X001
de 13 de Setembro a 28 de Outubro
jardim zoologico de vidro 10 prog JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO
de 8 a 18 de Novembro

Bilheteira

3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo

Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros

Bilhetes à venda

No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, www.ticketline.sapo.pt, Fnac, Worten, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Casino Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, Lojas Viagens Abreu e INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).

E fora da Politécnica

jogadores de pau miro prog JOGADORES de Pau Miró
Na RTP2, 23 de Setembro às 22h00
jardim zoologico de vidro 10 prog JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO
Na Guarda, no Teatro Municipal da Guarda a 4 de Novembro
Em Estarreja, no Cine-Teatro de Estarreja a 2 de Dezembro
Em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes a 8 de Dezembro
a arte em imagens 1 A ARTE DAS IMAGENS
De janeiro de 2017 a janeiro de 2018 nos primeiros domingos de cada mês, às 15h30, a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva exibe os filmes produzidos pelos Artistas Unidos sobre artistas plásticos.

Livrinhos de Teatro

assinaturas 2018 fundo

Assinaturas Livrinhos de Teatro 2018

Assinar »»

Subscrever Newsletter