![]() |
MY ARM de e com Tim Crouch Material digital Christian Dorley-Brown Encenação Tim Crouch, Karl James e Hettie Macdonald Produção news from nowhere |
Na Culturgest (Palco do Grande Auditório)
com a colaboração dos Artistas Unidos e o apoio do British Council
2 e 3 de Julho às 21.30
Espectáculo em língua inglesa sem legendas
Duração: 1hora
A tradução de MY ARM está publicada na Artistas Unidos – Revista 10
Na tarde de sábado dia 3 de Julho, pelas 15h, Tim Crouch animará um workshop no Teatro Taborda subordinado ao tema do ESPECTADOR e da RECEPÇÃO, muito especialmente àquilo que um espectador traz para o teatro, como é que lê o trabalho do actor ou uma imagem cénica, como é que este conhecimento pode ser transformado em narrativa e representação. Esta sessão destina-se a cerca de 30 pessoas, estudantes de teatro, espectadores em geral, actores. A entrada é livre no limite dos lugares disponíveis.
MY ARM conta-nos a história de um homem que viveu trinta anos com um braço levantado acima da sua cabeça. É contado com a autenticidade e o pormenor de uma confissão. Uma peça de teatro totalmente honesta e convincente, apresentada por alguém que nunca levanta o braço acima da sua cabeça. Nem uma vez.
MY ARM é um estudo sobre a teimosia, a arte contemporânea e sobre como coisas que fazemos aos dez anos nos marcam para sempre. Nos seus 60 minutos, MY ARM absorve os espectadores e agarra-os na ficção – usando o mínimo de artifício para um máximo de suspensão da descrença. É hipnotizante – provocante, profundo e maravilhosamente escrito.
A peça mistura representação ao vivo com sequências de filmes encomendadas ao artista Chris Dorley-Brown. Grande parte da história é contada através da manipulação de objectos do quotidiano que os espectadores fornecem no início do espectáculo. Eles tornam-se os ícones desta história. São tão significativos como o braço de uma criança de dez anos.
Tim Crouch é escritor, actor e professor. Fundou o Public Parts Theatre com a sua mulher, Julia Collins, com quem trabalhou em oito espectáculos, incluindo uma adaptação de The Good Soldier de Ford Madox Ford que foi representada na West Yorkshire Playhouse e The Marvellous Boy, que estreou no Bush Theatre. Recentemente entrou como actor em Endgame de Beckett (com o Estabelecimento Prisional de Brixton), A Boa Alma de Setzuan de Brecht e Light Shining in Buckinghamshire de Caryl Churchill, sempre no National Theatre, onde colabora com o Departamento de Educação. Nos Estados Unidos, entrou em Tio Vânia de Tchékhov, Noite de Reis e A Fera Amansada para o Franklin Theatre de Nova Iorque, onde é Artista Associado. Outros trabalhos como actor incluem o protagonista em Macbeth no Swan Theatre de Worcester, Cardew em Handbag de Mark Ravenhill no ATC e uma série de aparições na televisão e no cinema desde Coronation Street a Mile High.
My Arm é a sua primeira peça. Em 2003 escreveu ainda I Caliban para o Festival de Brighton e Shopping For Shoes para o National Theatre/ Art of Regeneration, duas peças para públicos respectivamente com mais de dez e mais de doze anos. Para 2004 está programada a estreia de uma nova peça para crianças, I, Peaseblossom, e, para o Festival de Edimburgo de 2005, An Oak Tree, 1973.
My Arm estreou a 31 de Julho de 2003, no Traverse Theatre, durante o Festival de Edimburgo e acaba de fazer em Nova Iorque uma digressão triunfal. O espectáculo tem sido apresentado – nomeadamente em Maio e Junho - no Battersea Arts Center de Londres.
Da crítica
“Durante uma hora, manipulando objectos que os espectadores lhe confiam, Crouch é e não é, conta e não conta a história de alguém (ele?) que foi perdendo a vida, numa meditação inquietante sobre a escolha trágica. Fá-lo como um conferencista, numa distância irónica onde irrompem delicadas imagens em super-8 de uma criança num quintal, numa praia, com a mãe. Estamos num mundo de famílias perdidas, de respirações contidas, sorrimos do que fomos fazendo de nós. É tão bonito.”
Jorge Silva Melo, Público
“… profundamente comovente. Crouch usa a sugestão para criar uma peça improvável mas terrível acerca de um rapaz com o braço no ar. Uma preciosidade.”
Sarah Slater, Evening Standard
“Crouch conta a sua história sem nunca perder de vista a dolorosa humanidade que está por trás – a imagem final do seu espectáculo é tão directamente comovente que deixou muitos espectadores – inclusivamente eu – perto das lágrimas”
Joyce Mac Millan, The Scotsman
“My Arm questiona no palco a natureza da arte e da representação, correndo riscos enormes no seu processo. Nesses momentos, Crouch está armado e é perigoso.”
Lyn Gardner, The Guardian
VEMO-NOS AO NASCER DO DIA de 6 de Novembro a 14 de Dezembro |
|
![]() |
DE NOITE, TODOS OS GATOS de 6 de Novembro a 14 de Dezembro |
3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo
Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros
No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, 212473972, www.bol.pt, Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, Serveasy, Pagaqui. Para INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).
![]() |
VIDAS ÍNTIMAS No Teatro Aveirense a 6 de Dezembro de 2019 Em Ponte de Lima, no teatro Diogo Bernardes a 14 de Dezembro de 2019 Na Póvoa de Varzim, no Cine-Teatro Garrett a 4 de Janeiro de 2020 Em Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi a 11 de Janeiro de 2020 Em Santarém, no Teatro Municipal Sá da Bandeira a 18 de Janeiro de 2020 Em Braga, no Theatro Circo a 24 de Janeiro de 2020 Em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva a 6 de Fevereiro de 2020 Em Coimbra, no Convento S. Francisco a 8 de Fevereiro de 2020 Em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda a 15 de Fevereiro de 2020 Em Viseu, no Teatro Viriato a 21 e 22 de Fevereiro de 2020 No Teatro-Cine de Torres Vedras a 28 de Fevereiro de 2020 Em Torres Novas, no Teatro Virgínia a 29 de Fevereiro de 2020 No CCB – Centro Cultural de Belém de 4 a 9 de Março de 2020 |
![]() |
NESTES ÚLTIMOS TEMPOS de Jorge Gonçalves Em Aveiro, no Teatro Aveirense de 6 de Dezembro de 2019 a 4 de Janeiro de 2020 Em Setúbal, no Teatro Muncipal Luísa Todi de 1 de Fevereiro a 1 de Março de 2020 |
![]() |
EM VOZ ALTA 14 de Dezembro de 2019 - Cancioneiro de Natal de David Mourão-Ferreira por Luís Lucas e Manuel Wiborg Em Cascais, na Casa Sommer, às 18h30 |