VIAGENS de Ana I. Miranda Rodrigues

viagens_a VIAGENS de Ana I. Miranda Rodrigues
Teatro Taborda
25 de Março a 23 de Maio de 2004

Viajar, correr o mundo até à luz de outras paragens, olhar as cores de céus longínquos. A exposição de Ana I. Miranda Rodrigues, patente na Galeria do Teatro Taborda a partir de 25 de Março de 2004, é uma viagem sobretudo sensorial a terras distantes, reais ou imaginadas.

Nas pinturas de média dimensão (óleo sobre tela), o trabalho desenvolve-se no binómio cor/luz, do qual emana uma vibração fortemente sinestésica que sugere diferentes aromas e odores.

Nesta depuração pictórica dos sentidos, até a tinta é trabalhada e alisada em múltiplas camadas, ao ponto de sugerir ao toque a espessura e a textura macia da pele. Por isso, nesta exposição apetece contrariar as regras mais costumeiras e formais e dizer: "por favor, toque nos objectos expostos."

As cores, as que se evidenciam ao olhar ou as que são apenas timidamente sugeridas em traços latentes de camadas anteriores, são também elas serenas e melancólicas e reportam-se a momentos de contemplação vividos no pôr do sol no Quénia, no crepúsculo das montanhas do Nepal ou sob o céu imenso do Saara.

Mas na exposição de Ana I. Miranda Rodrigues há também outras "viagens". Nas três fotografias de grandes dimensões, a viagem é interior e fechada sobre o corpo da pintora. Nestas "outras margens", a contemplação dá lugar à angústia e a liberdade dos grandes espaços naturais é substituída pela claustrofobia do corpo fotografado e violentamente delimitado por traços de tinta, simultaneamente agressivos e sensuais.

Por isso, a pintura e a fotografia opõem-se nesta exposição, onde estão presentes emoções contrárias e experiências antagónicas. Como dois pólos de uma mesma "viagem".

Teatro da Politécnica

emilia prog EMÍLIA
de 11 de Setembro a 19 de Outubro
   

Bilheteira

3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo

Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros

Bilhetes à venda

No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, 212473972, www.bol.pt, Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, Serveasy, Pagaqui. Para INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).

E fora da Politécnica

a voz dos poetas prog A VOZ DOS POETAS
Biblioteca da Imprensa Nacional (Rua da Escola Politécnica)

23 de Setembro – Mário Cesariny por Maria João Luís e Jorge Silva Melo
11 de Novembro – José Gomes Ferreira por João Meireles (distribuição em curso)

EM VOZ ALTA prog EM VOZ ALTA
os nossos poetas leituras de poesia portuguesa pelos Artistas Unidos

Livrinhos de Teatro

K 126 Max Frisch

O SENHOR BIEDERMANN E OS INCENDIÁRIOS / ANDORRA
De Max Frisch
Livrinhos de Teatro nº 126 Artistas Unidos/Cotovia

Livraria online »»

Subscrever Newsletter