AICNÊTSIXE de João Fiadeiro
Interpretação Cláudia Dias, João Fiadeiro, Nelson Esteves, Paulo Trindade, Rita Raposo e Vitalina Sousa Assistente de direcção e coordenação David-Alexandre Guéniot Dramaturgia Paula Caspão Consultor Rui Catalão Espaço Visual Walter Lauterer Produção executiva Sérgio Parreira e David-Alexandre Guéniot
Produção Resposta Alternativa Co-produção Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, Festival Nouvelles Scènes Dijon, França.
(uma produção Re.al Unidos acolhida no Espaço A Capital a 13 de Setembro de 2001)
Aicnêtsixe é uma espécie de intervenção cirúrgica sobre a identidade, ou melhor, um “bloco operatório” (com a nuance de ser igualmente um modo operatório) que revela ao espectador como a pessoa e o ser coabitam na identidade. É que, retomando a imagem deste rosto no espelho, o que deveria ser o seu “si mesmo” puro e absoluto abre-se ao rosto familiar de um desconhecido.. Tal é contudo a problemática central de Aicnêtsixe, a fonte de pesquisa e a poética de João Fiadeiro, como testemunham os seus últimos solos: Self(ish)-Portrait, I am sitting in a room different from the one you are in now e Mindfield.