ALBERTO DE LACERDA
por Jorge Silva Melo e João Aboim (piano) no ciclo Poesia e Música
No Salão de Inverno do Teatro Municipal São Luiz a 6 de Fevereiro de 2010
Integrado no ciclo de Poesia e Música, Jorge Silva Melo lê uma escolha de poesias de Alberto de Lacerda e o pianista João Aboim toca algumas peças de Mozart, o compositor à memória de quem Lacerda dedicou o seu primeiro livro de poesia.
Alberto de Lacerda nasceu na Ilha de Moçambique em 1928 e morreu em Londres em 2007. Pertencente a uma geração de poetas portugueses que incluía Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner, António Ramos Rosa, Mário Cesariny e Herberto Helder, partiu para Londres no começo da década de 50 e lá se estreou em livro com uma edição bilingue lançada pela casa Allen & Unwin e traduzida pelo autor e o sinólogo Arthur Waley. Foi também a partir de Londres que construiu uma vida cosmopolita que o aproximou de figuras como Edith Sitwell, Cyril Beaumont e Stephen Spender e lhe proporcionou encontros com T.S.Eliot, Evelyn Waugh, Dylan Thomas, Alec Guiness, e Benjamim Britten. Asua poesia, de vastíssima temática e grande equilíbrio formal foi traduzida entre outros por Jorge Guillén, Octavio Paz, Christopher Middleton e André Frénaud. Leccionou nos Estados Unidos nas Universidades do Texas, em Austin, em Columbia, Nova Iorque e em Boston University. Apaixonado por todas as artes, reuniu uma colecção que deixa em clara evidência a vastidão dos seus interesses culturais, a qualidade do seu gosto pessoal e o vasto alcance das suas amizades. Alberto de Lacerda publicou em vida 13 livros de poesia e mais de mil poemas inéditos. Está enterrado em Londres, no bairro de Chelsea.
nota: esta fotografia de Alberto de Lacerda foi tirada pelo poeta Mário de Cesariny nos anos 70 e pertence à Colecção Alberto de Lacerda/Luís Amorim de Sousa/Fundação Mário Soares