“Büchner, apaixonadamente humano, politicamente rebelde, manifestando-se com impaciência, queria claramente que a forma da sua peça se ajustasse às suas visões radicais das personagens, da política e da história. A estrutura tradicional teria sido limitadora, já que a peça que é precursora, filosoficamente, do existencialismo do século vinte, que põe a nu o idealismo narcótico da acção pública, e que explode com as injunções aristotelianas. A Morte de Danton é a primeira peça a começar depois do seu clímax. O destino do protagonista - a sua execução pelo grupo de Robespierre - já está mais que decidido antes de a peça começar. A peça poderia igualmente chamar-se Danton a Morrer. Ele tenta defender-se devido à pressão dos seus amigos; no entanto, desde o primeiro momento da peça, o assunto está estabelecido na sua mente. Ele vai morrer. Assim, a intenção dramática inconvencional de Büchner forçou-o a prescindir das estruturas clássicas dos seus adorados Shakespeare e Goethe e a moldar a sua peça de uma maneira tão inovadora e explorativa como o seu pensamento”. (…) “A peça depende de um andamento, de um ritmo de progresso, de uma corrente de cenários que agora associamos ao cinema e que parecia estar, antecipadamente, na posse de Büchner. (...) Büchner, desprezando a prática teatral corrente, ultrapassou-a: respondeu a uma estética que ainda não existia. Consideremos alguns pormenores. A peça não começa. Estas vidas já tinham estado a acontecer durante algum tempo: nós apenas nos juntamos a elas. A cena um não começa com o estabelecimento de tempo ou espaço - estes vão-se infiltrando à medida que avançamos - mas com o sentido da nossa entrada num cenário de vidas em progresso. (...) A peça ainda nem tem um minuto e já nós estamos completamente imersos nela. Nós, que vivemos num mundo imerso em cinema, conseguimos reconhecer o processo, usado aqui com um propósito excepcional. (...) Ao longo da peça, cenas longas e curtas, activas e introspectivas quase se atropelam umas às outras (...) A ideia da fusão de cenas através de mudanças de luzes e focos, algo muito familiar ao teatro de hoje - e, claro, ao cinema - era rudimentar num teatro que ainda não tinha, nem tinha sequer concebido, a iluminação eléctrica”.
Stanley Kauffmann, in “Büchner: A Revelation”
Nos Artistas Unidos:
2012 - A MORTE DE DANTON de Georg Büchner, encenação de Jorge Silva Melo (CCVF /TNDMII).
VEMO-NOS AO NASCER DO DIA de 6 de Novembro a 14 de Dezembro |
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DE NOITE, TODOS OS GATOS de 6 de Novembro a 14 de Dezembro |
3ª a Sáb. das 17h00 até ao final do espectáculo
Preços:
Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) - 6 Euros
No Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, 212473972, www.bol.pt, Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, Serveasy, Pagaqui. Para INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).
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VIDAS ÍNTIMAS No Teatro Aveirense a 6 de Dezembro de 2019 Em Ponte de Lima, no teatro Diogo Bernardes a 14 de Dezembro de 2019 Na Póvoa de Varzim, no Cine-Teatro Garrett a 4 de Janeiro de 2020 Em Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi a 11 de Janeiro de 2020 Em Santarém, no Teatro Municipal Sá da Bandeira a 18 de Janeiro de 2020 Em Braga, no Theatro Circo a 24 de Janeiro de 2020 Em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva a 6 de Fevereiro de 2020 Em Coimbra, no Convento S. Francisco a 8 de Fevereiro de 2020 Em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda a 15 de Fevereiro de 2020 Em Viseu, no Teatro Viriato a 21 e 22 de Fevereiro de 2020 No Teatro-Cine de Torres Vedras a 28 de Fevereiro de 2020 Em Torres Novas, no Teatro Virgínia a 29 de Fevereiro de 2020 No CCB – Centro Cultural de Belém de 4 a 9 de Março de 2020 |
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NESTES ÚLTIMOS TEMPOS de Jorge Gonçalves Em Aveiro, no Teatro Aveirense de 6 de Dezembro de 2019 a 4 de Janeiro de 2020 Em Setúbal, no Teatro Muncipal Luísa Todi de 1 de Fevereiro a 1 de Março de 2020 |
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EM VOZ ALTA 14 de Dezembro de 2019 - Cancioneiro de Natal de David Mourão-Ferreira por Luís Lucas e Manuel Wiborg Em Cascais, na Casa Sommer, às 18h30 |