ÀS TERÇAS IMPROVISA-SE!

Às Terças Improvisa-se!
No Teatro Nacional D. Maria II, 24 e 31 de Março de 2009

Paralelamente à apresentação de ESTA NOITE IMPROVISA-SE de Luigi Pirandello no TNDMII, os Artistas Unidos realizam duas sessões públicas de demonstração dos seus métodos de trabalho. Como se pega num texto, como se define a acção da cena, que lugar tem a palavra na acção, quais as escolhas que são feitas a cada passo do trabalho. Sessões muito informais, conversas, divagações sobre aquilo em que passamos a vida, ensaios, escolhas, decisões. Para nos dizerem se não foi tudo i um disparate, aquele longo tempo que passámos na sala sempre desalinhada dos ensaios.

1ª SESSÃO: O CAMINHO MAIS CURTO
24 de Março, 3º Feira, pelas 18.30 na Sala Garrett
São sempre os actores quem encontra o caminho mais curto entre o texto e a acção, é neles que a solução pode ser encontrada. Demonstração a partir de soluções encontradas para o espectáculo em cena. Uma conversa a analisar escolhas que deitámos fora, soluções que encontrámos, hipóteses que ainda tentámos, outras que só tarde demais vimos que poderíamos ter desenvolvido…
Com o elenco de ESTA NOITE IMPROVISA-SE.

2ª SESSÃO: OS ACTORES COMEÇAM DEPOIS DO QUE É DITO
31 de Março, 3º Feira, pelas 18.30 na Sala Garrett
Vamos fazer como se fosse o primeiro ensaio de uma outra peça de Luigi Pirandello. Por exemplo, o PARA CADA UM SUA VERDADE, na tradução de Natércia Freire e Maria da Graça Azambuja feita para a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro e estreada no Teatro Nacional em 1954. Como é a primeira abordagem? Que perguntas se colocam? Que dúvidas se levam para casa? Que decisões se tomam? Como é feita a distribuição dos papéis? Para que serve um ensaio? O que é o trabalho de uma cena?
Com Maria Amélia Matta, Crista Alfaiate, Sílvia Filipe, João Meireles, João Miguel Rodrigues, António Simão e a participação de Cecília Guimarães (que interpretou a Senhora Cini na reposição da peça, no TNDMII, em 1963).