COMUNICADO – Uma casa para os ARTISTAS UNIDOS

umacasaparaosartistasunidos-qrlnznlcgp6aop2tmh01din9h50vlimk517lmv46jw

A 31 de Julho fecha portas o Teatro da Politécnica.

Os Artistas Unidos, vêem-se, uma vez mais sem um espaço de trabalho e de apresentação, pelo término do contrato de cessão de exploração com a Reitoria da Universidade de Lisboa.

Em 2011, os ARTISTAS UNIDOS sediaram-se no Teatro da Politécnica, num protocolo de aluguer com a Universidade de Lisboa. Ao fim de 13 anos de portas abertas ao público, foram mais de 130 espectáculos que aqui se apresentaram, entre espectáculos próprios, co-produções e acolhimentos. Fechamos agora portas, sem qualquer perspectiva sobre “onde vamos morar”, citando o título de um espectáculo da companhia. Sobre  onde nos será possível voltar a receber artistas, amigos, espectadores, autores. Sobre onde estaremos a ensaiar e para onde estaremos a ensaiar.

O Teatro da Politécnica / Teatro Paulo Claro, infelizmente, veio a confirmar-se como mais um lugar de passagem, quando, no dia 9 de Março de 2022, o Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor Luís Ferreira, comunicou aos ARTISTAS UNIDOS que o contrato não seria renovado e que a companhia teria até Fevereiro de 2023 para encontrar uma nova casa. Com a intervenção da Câmara Municipal de Lisboa, fez-se uma adenda ao contrato em vigor, onde se prolongava a estadia da companhia até 31 de Julho de 2024, com o compromisso, da parte da CML, de finalização das obras de requalificação do edifício A CAPITAL, ao qual regressaríamos no segundo semestre de 2024. Depois de dois anos de reuniões e projectos, as obras no edifício não começaram e nenhuma outra solução viável surgiu.

Mantemos o diálogo e um esforço activo junto da CML, na expectativa de uma alternativa digna e estável que permita cumprir definitivamente os objectivos da companhia e estabelecer um trabalho duradouro e consequente com a comunidade artística e de espectadores locais.

Até ao momento, nenhuma das hipóteses identificadas pela CML, ou sugeridas pelos Artistas Unidos, foi considerada viável.

Em Setembro, contamos abrir a temporada com BÚFALOS, a última parte da trilogia de Pau Miró que temos vindo a apresentar e, simultaneamente, repôr Girafas e Leões para a apresentação conjunta das peças do autor catalão. Mas não sabemos onde e a pergunta mantém-se: Onde Vamos Morar?

A não existência de um teatro para os ARTISTAS UNIDOS condenará a sua acção e intervenção, mais uma vez, a uma situação de itinerância e precariedade insustentáveis às características da sua actividade, impossibilitando tanto a permanência da equipa contratada, como a continuidade da sua acção cultural e artística.

Os ARTISTAS UNIDOS completam 30 anos de existência em Setembro de 2026.