DÚVIDAS
Um seminário de encenação a partir da construção do espectáculo A OMISSÃO DA FAMÍLIA COLEMAN de Claudio Tolcachir.
No Teatro da Politécnica de 7 de Março a 26 de Abril
A OMISSÃO DA FAMÍLIA COLEMAN de Claudio Tolcachir
Tradução Rita Bueno Maia e Maria João Machado
Com Américo Silva, Ana Castro, Antónia Terrinha, Hélder Braz, Nídia Roque, Nuno Gonçalo Rodrigues, Raquel Montenegro e Vicente Wallenstein Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Assistente de encenação Inês Pereira Encenação Pedro Carraca
Uma família à beira da dissolução, vivendo juntos numa casa; a construção de espaços pessoais e o complexo de conciliar espaços partilhados. Uma coexistência impossível a partir do absurdo da vida quotidiana.
Como construir um espectáculo?
Por onde devemos começar?
Pela razão que nos leva a levantar aquele texto? Pela escuta dos actores ao tentar desenhar o esboço? Usar o cenário ou a luz como ponto de partida?
E depois, como acompanhar a evolução do que vai surgindo?
Quais os objectivos a estabelecer? Quanto tempo devemos gastar no amadurecimento de cada fase? Até onde se pode errar a tempo de voltar atrás?
Cada pessoa tem a sua forma, o que proponho é dar acesso à minha, expondo as minhas dúvidas e ouvindo aqueles que nos acompanharem tentando evoluir em conjunto.
Pedro Carraca
Os participantes do seminário (estudantes, profissionais, interessados… num máximo de 20) terão a oportunidade de seguir 14 ensaios (dias 7, 10, 14, 18, 21, 24 e 28 de Março e 1, 4, 7, 11, 15, 18, 21 – terças e sextas das 14h às 18h, Sábados das 10h30 às 13h00 – e 26 de Abril – ante-estreia às 19h00), analisar e discutir escolhas, propor alternativas. Os ensaios terão lugar no Teatro da Politécnica.
As inscrições (nome, idade, contacto e uma nota de motivação) podem ser feitas aqui, ou ser enviadas para artistasunidos@artistasunidos.pt até 1 de Março. Todos os participantes serão contactados até ao dia 3 de Março.
Preço – 100€.