EU FUI MEXER NAS COISAS TODAS de Jorge Silva Melo e Miguel Aguiar Texto de Jorge Silva Melo a partir do depoimento de Maria Manuela Almeida com Rita Brütt e a voz de Isabel Muñoz Cardoso Montagem de Miguel Aguiar a partir dos filmes de Maria Manuela Gomes de Sousa Produção Pedro Jordão/Artistas Unidos
Agradecimentos Maria Manuela Almeida Organização CML – Videoteca/Arquivo Municipal de Lisboa Em parceria com Alkantara – A.C.
No Salão Nobre do Palácio do Machadinho de 13 a 15 de Outubro de 2017
Uma casa na Lapa. E as memórias de Maria Manuela Almeida: “quando eu era miúda, via a máquina de filmar e etc, mas não me interessava minimamente ver. A minha mãe morreu…” Que mundo era este em que uma senhora filma incessantemente. E vemos Veneza, a Suíça, Angola, Sesimbra, o casamento tardio do pai, a chegada de uma tia de África… Na penumbra, a sala enche-se de vozes, e sempre esta pergunta: “Quem era? Quem era a sua mãe?” E a filha lembra-se. Lembra-se de “ter cá vindo a casa um artista brasileiro, o Ivon Curi. E que houve um jantar, lembro-me dessas fotografias, mas é assim o único acontecimento em que me lembro de estar.” Ivon Curi. Quem não se lembra? “Ela só quer/ só pensa em namorar”, cantava ele.