JOÃO MIGUEL RODRIGUES

João Miguel Rodrigues

Em 1987 estreou-se como actor na Comuna em O Despertar da Primavera de Frank Wedekind, encenação de João Mota. Entre outros, trabalhou com Carlos do Rosário, Aldona Skiba-Lickel, Polina Klimovistkaya e Antonino Solmer. Dirigiu e participou como actor em vários espectáculos, entre os quais Acabar de Vez, a partir de textos de Stig Dagerman, A Última Gravação de Krapp de Samuel Beckett e Tristão e o Aspecto da Flor de Francisco Luís Parreira. É um dos fundadores do Teatro de Inverno onde trabalhou como assistente e actor no espectáculo Peça Alter Nativa de Finn Iunker, com direcção artística de António Simão e encenou a peça Flash-Black de Denis Mpunga. No cinema participou no filme Tarde Demais de José Nascimento e em curtas-metragens de José Barahona.
Faleceu a 20 de Maio de 2012.

Nos Artistas Unidos:
2004NO PAPEL DA VÍTIMA dos Irmãos Presniakov, encenação de Jorge Silva Melo (Teatro Nacional D. Maria II).
2005CONFERÊNCIA DE IMPRENSA E OUTRAS ALDRABICES de Harold Pinter, Antonio Tarantino, Arne Sierens, Antonio Onetti, Davide Enia, Duncan McLean, Enda Walsh, Finn Iunker, Irmãos Presniakov, Jon Fosse, José Maria Vieira Mendes, Jorge Silva Melo, Juan Mayorga, Letizia Russo, Marcos Barbosa, Miguel Castro Caldas, Spiro Scimone, uma canção de Boris Vian e outros ainda, encenação de Jorge Silva Melo (Teatro Nacional D. Maria II); OS ANIMAIS DOMÉSTICOS de Letizia Russo, encenação de Jorge Silva Melo (Convento das Mónicas); A FÁBRICA DE NADA de Judith Herzberg, encenação de Jorge Silva Melo (Culturgest).
2006PAIXÃO SEGUNDO JOÃO de Antonio Tarantino, encenação de Jorge Silva Melo (Convento das Mónicas); BREVES TEXTOS PARA A LIBERDADE de José Maria Vieira Mendes, Arne Lygre, Jesper Halle e Gro Dahle.
2007 – LILÁS de Jon Fosse, encenação João Miguel Rodrigues (CCB); HAMELIN de Juan Mayorga, encenação colectiva (Convento das Mónicas); HISTÓRIA DE AMOR (ÚLTIMOS CAPÍTULOS) de Jean-Luc Lagarce, encenação de José Maria Vieira Mendes (Instituto Franco-Português); MECENAS, MECENAS (Fundação Calouste Gulbenkian);
2008ÚLTIMAS PALAVRAS DO GORILA ALBINO de Juan Mayorga (Convento das Mónicas); ISTO NÃO É UM CONCURSO (Instituto Franco-Português).
2009 ESTA NOITE IMPROVISA-SE de Luigi Pirandello, encenação de Jorge Silva Melo (Teatro Nacional D. Maria II); SEIS PERSONAGENS À PROCURA DE AUTOR de Luigi Pirandello, encenação de Jorge Silva Melo (Teatro Municipal São Luiz); O PESO DAS RAZÕES de Nuno Júdice, encenação de Jorge Silva Melo (Teatro Aveirense, Assembleia da República).
2010REI ÉDIPO a partir de Sófocles, encenação de Jorge Silva Melo (TNDM II); A CHEGADA DE AGAMEMNON na ORESTEIA de Esquilo, ensaio aberto dirigido por Jorge Silva Melo (TEIA 2010 | TNDM II); MORTE EM TEBAS de Jon Fosse, leitura dirigida por Jorge Silva Melo (TEIA 2010 | TNDM II); O QUARTO de Harold Pinter, encenação de Jorge Silva Melo (Teatro Municipal de Almada).
2011FALA DA CRIADA DOS NOAILLES QUE NO FIM DE CONTAS VAMOS DESCOBRIR CHAMAR-SE TAMBÉM SÉVERINE NUMA NOITE DO INVERNO de 1975, EM HYÈRES de Jorge Silva Melo (Teatro da Trindade).