Leitura de DAVE QUEDA-LIVRE de Tiago Lima Com Ana Rita Monteiro, Beatriz Batarda, Bruno Ambrósio, Carolina Passos Sousa, David Esteves, Guilherme Moura, Isabel Costa, João Pedro Mamede, Miguel Loureiro e Rodolfo Major Dramaturgia e revisão Daniel Gamito Marques Direcção Tiago Lima A classificar pela CCE
No Teatro da Politécnica a 22 de Junho de 2018
Dave está à beira do colapso. A vertigem entre algo grandioso e um fracasso, nessa lógica de competição em que ser o melhor é deixar de ser humano, e ser humano é aceitar perder e desaparecer no meio de toda a multidão.
Inspirado na obra de David Foster Wallace, Dave, Queda-Livre tem como fio condutor o universo familiar e a questão do indivíduo na condição de sujeito no mundo.
Quem somos? Qual é a nossa história? Dave vive num futuro próximo, tal como o concebeu o escritor Foster Wallace na sua obra A Piada Infinita, onde as vidas dos americanos de hoje parecem imitar as que ele criou em 1996. Hoje, a América actual parece imitar o modelo por ele elaborado. Não estaremos nós a seguir o mesmo caminho? O seu livro não previu este tempo muito diferente do que ele é realmente hoje.
Quando a era digital dava os primeiros passos, a ficção de Foster Wallace falava de um domínio do entretenimento, do prazer total, do totalitarismo do consumo, da dependência de substâncias, de gadgets, patologias mentais, da solidão, do vazio, do suicídio e de uma imensa tristeza de cada um e do colectivo.