O NOSSO HÓSPEDE de Joe Orton (1964)

O Nosso Hóspede

O NOSSO HÓSPEDE (Entertaining Mr. Sloane) de Joe Orton
Tradução
Manuel João Gomes Com Lia Gama , Nuno Melo , Carlos Gonçalves e Cláudio da Silva Cenografia e figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Som Paulo Curado Encenação Manuel João Aguas

Estreia Teatro Taborda, 15 de Abril de 2004

O texto, juntamente com A SAQUE, está publicado nos LIVRINHOS DE TEATRO, Volume 5 dos Artistas Unidos.

Uma comédia negra, muito negra, muito cómica, com sexo, morte, desejo, uma dentadura postiça, o mundo carnavalesco, sórdido, hilariante de um dos maiores inventores do teatro contemporâneo.
Um rapaz atrevido aluga um quarto em casa de dois irmãos que a solidão e o tempo isolaram. Mas ninguém sai indemne deste encontro…

ED Eu quero ter uma conversa privada com a minha irmã.
SLOANE Vai correr tudo bem?
ED Bom… talvez.
SLOANE Eu ficarei agradecido.
ED Ficarás?
SLOANE Eternamente.
ED. Eternamente não, rapaz. Alguns anos apenas. (Dá uma palmada no ombro de SLOANE. SLOANE sai.) Qual vai ser a história?
KATH. Como tu disseste. Ele caiu das escadas abaixo.
Joe Orton, O NOSSO HÓSPEDE

ENTERTAINING MR. SLOANE estreou em Portugal em 1976 (com o título ESTE ESTRANHO AMOR) no Teatro Monumental com Laura Alves, Paulo Renato, Luís Filipe e Carlos Quintas, numa encenação de Varela Silva. A tradução de Manuel João Gomes que apresentamos esteve na base do espectáculo do Teatro da Graça, com o título BEM-VINDO, SR. SLOANE com encenação e interpretação de Carlos Fernando, espectáculo que contava ainda com os actores Maria José, Filipe Domingues e António Montês.

ENOJADA
Eu vou a peças de teatro há quarenta anos e quero com toda a sinceridade concordar com o Sr. Pinnell na sua condenação a ENTERTAINING MR. SLOANE.
Eu própria fiquei enojada por esta infinita exibição de perversão mental e física. E por saber que uma porcaria tão nojenta passe agora por humor.
Os jovens dramaturgos de hoje julgam poder ostentar o seu desprezo pelas pessoas normais decentes. Espero que as pessoas normais decentes contra-ataquem em breve!
Sinceramente,
Edna Welthorpe (Mrs.)

o_nosso_hospede_bNão se trata de nenhuma normal e decente tia Edna. Era Joe Orton, sob o seu frequente pseudónimo, a criar escândalo sobre a primeira peça que viu produzida.
ENTERTAINING MR. SLOANE estreou em Maio de 1964 no New Arts Theatre e foi logo transferida para o West End. Foi um êxito controverso. Por um lado, Rattigan, o mestre da “peça-bem-feita”, louvou SLOANE por ser “a melhor primeira peça” que ele viu “em trinta anos”; por outro lado, muitos se sentiram ultrajados com a maneira como o dramaturgo conseguiu relegar eficazmente para segundo plano a moralidade convencional. A peça mostra-nos como o aparentemente amoral e bissexual Sloane joga um irmão contra uma irmã e vice-versa e que ambos competem por Sloane para obter favores sexuais; mas o feitiço vira-se contra o feiticeiro Sloane quando, após ter morto o pai deles, o irmão e a irmã estabelecem direitos de propriedade conjuntos sobre ele, e concordam partilhar o seu corpo segundo um sistema rotativo.