O PESO DAS RAZÕES de Nuno Júdice
Com Alexandra Viveiros, Diogo Correia, Elmano Sancho, Elsa Galvão, John Romão, Joaquim Pedro, João Delgado, João Meireles, João Miguel Rodrigues, Miguel Telmo, Miguel Aguiar, Nuno Leão, Pedro Luzindro, Pedro Carmo, Pedro Lamas, Pedro Cardoso, Pedro Mendes, Sílvia Filipe, Tiago Mateus, Tiago Matias, Vânia Rodrigues e com os músicos Miguel Tapadas, Rini Luyks, Rui Rebelo Cenografia e Figurinos de Rita Lopes Alves Desenho de Luz de Pedro Domingos Direcção Musical de Rui Rebelo Encenação de Jorge Silva Melo Assistência de encenação e produção João Meireles
Na Assembleia da República a 25 de Novembro de 2009
No Teatro Aveirense a 27 de Novembro de 2009
Na Antena 2 a 2 de Fevereiro de 2010 – 21h00 no Espaço TEATRO SEM FIOS
Um espectáculo no bicentenário de nascimento de José Estêvão.
José Estevão (Aveiro, 26 de Dezembro de 1809 – Lisboa, 4 de Novembro de 1862) foi um notável jornalista, político e orador parlamentar português, sendo durante o período de 1836 a 1862 a figura dominante da oposição de esquerda na Câmara dos Deputados. Era bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, veterano das guerras liberais e um dos académicos que viveu o exílio em Inglaterra e na ilha Terceira e participou no desembarque do Mindelo. Em 1841 fundou o Revolução de Setembro, o mais influente jornal da imprensa liberal. Sempre mais radical que as soluções preconizadas pelos partidos políticos da época, foi por várias vezes obrigado a procurar refúgio fora do país devido à sua frontalidade na oposição.
Distinguiu-se como jornalista – mas ninguém lê os seus artigos – e como deputado – só os historiadores que conhecem aquele período se interessam por ele. Mas olhem com atenção para o homem. Há nele qualquer coisa que permanece viva.
Nuno Júdice, O Peso das Razões