O TEATRO QUE VEM DA ESCÓCIA

23, 24 e 25 DE NOVEMBRO
Durante um fim-de-semana alargado, os Artistas Unidos, em colaboração com o The British Council e o The Scottish Arts Council organizaram uma série de leituras de peças escocesas contemporâneas. A iniciativa contou com a presença dos autores DAVID HARROWER, DAVID GREIG, STEPHEN GREENHORN e DUNCAN MCLEAN além da directora literária do Traverse Theatre de Edimburgo, Katherine Mendelsohn.
Os textos lidos, e outros dos mesmos autores, foram publicados no nº 6 da Revista Artistas Unidos.

O CALENDÁRIO
Sexta-feira, 23 de Novembro
15h – Conversa com os escritores David Harrower, David Greig, Stephen Greenhorn e Duncan McLean e com Katherine Mendelsohn do Traverse Theatre.
18h – Leitura de LUGARES DE PASSAGEM de Stephen Greenhorn seguida de conversa com o autor.

Sábado, 24 de Novembro
18h – Leitura de A ÚLTIMA MENSAGEM DO COSMONAUTA PARA A MULHER QUE UM DIA AMOU NA ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA de David Greig seguida de conversa com o autor

Domingo, 25 de Novembro
16h – Leitura de RUG COMES TO SHUV, ANTES CEGO e UMA COISA É CERTA de Duncan McLean seguida de conversa com o autor
18h – Leitura de PRESENÇA de David Harrower seguida de conversa com o autor

AS PEÇAS
David Greig
A ÚLTIMA MENSAGEM DO COSMONAUTA PARA A MULHER QUE UM DIA AMOU NA ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA (1999) é uma estranha e melancólica peça, escrita com uma notável sensibilidade, que valeu a Greig vários prémios.

David Harrower
PRESENÇA é a última peça de David Harrower e inspira-se na história real da deslocação dos jovens Beatles para a sua primeira digressão ao continente Europeu, na Alemanha.

Duncan McLean
RUG COMES TO SHUV, ANTES CEGO e UMA COISA É CERTA são três curtas peças marcadas por uma linguagem fragmentada e agressiva e por personagens perdidas.

Stephen Greenhorn
LUGARES DE PASSAGEM estreou em 1997, foi já produzida em vários teatros europeus, e com ela Greenhorn foi nomeado para Escritor Escocês do Ano. Trata-se de um “road-movie” para o palco, e o destino, com uma prancha de surf no tejadilho, é o extremo norte da Escócia.

Traduções de Pedro Marques, Francisco Frazão, José Maria Vieira Mendes e Clara Riso.
Os actores: Carla Bolito, Isabel Muñoz Cardoso, Joana Bárcia, Sylvie Rocha, Américo Silva, António Simão, Camacho Costa, Cláudio da Silva, João Meireles, João Saboga, Jorge Andrade, Jorge Silva Melo, Miguel Borges, Pedro Carraca, Pedro Marques e Vítor Correia.
Com o apoio do The British Council, The Scottish Arts Council, IPAE/MC.
E a colaboração amigável dos Actores Produtores Associados (APA)