PEDRO CARNEIRO

pedrocarneiro_a

(…) It is a masterly touch to round off Carneiro’s dazzling performance.”
Guardian (England)

“(…) a formidable reading of these major works (…) extremely precious for its quality of inter-pretation.”
Le Monde (France)

“Marimba player Pedro Carneiro, who performed as a soloist (…) appeared to be a superman from another galaxy.”
Frankfurter Allgemeine Zeitung (Germany)

Pedro Carneiro, artista associado da passada temporada no Centro Cultural de Belém, é um dos poucos instrumentistas de percussão a dedicar-se exclusivamente à carreira de solista e é acla-mado pela imprensa internacional como um dos mais importantes percussionistas da actualida-de. O seu percurso é bem revelador do seu admirável valor artístico, com interpretações expres-sivas pautadas por grande criatividade e desempenho técnico que têm vindo a cativar plateias na Europa, EUA, Ásia e Austrália.

Apresenta-se regularmente como solista convidado de algumas das mais importantes orquestras mundiais: Los Angeles Philharmonic, Seattle Symphony Orchestra, Helsinki Philharmonic, Ice-land Symphony Orchestra, London Mozart Players, Vienna Chamber Orchestra, BBC National Orchestra of Wales, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, English Chamber Orchestra, Swedish Chamber Orchestra, Leipzig Radio Symphony Orchestra – sob a direcção de maestros como Joseph Swensen, John Storgards, Gustavo Dudamel, Olari Elts, John Neschling, entre outros.

Pedro Carneiro já tocou, em estreia absoluta, mais de uma centena obras e trabalha regularmen-te com prestigiados instrumentistas, orquestras e compositores, os quais incluem a cravista Eli-sabeth Chojnacka, os pianistas Michael Houstoun, António Rosado e Artur Pizarro, os quartetos Arditti, Tokyo, Shanghai, Chilingirian, New Zealand e Latinoamericano, os compositores Steve Reich, Alejandro Viñao e Emmanuel Nunes.

Pedro Carneiro apresenta-se regularmente como solista/director com diversas orquestras inter-nacionais – é o director artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara Portuguesa, a “Orquestra em Residência” no Centro Cultural de Belém. É regularmente convidado como pro-fessor visitante em algumas das mais importantes instituições de ensino, como a Juilliard School of Music, Eastman School of Music, Tokyo College of Music, Royal Academy of Music (Londres), Guildhall School of Music and Drama (Londres), Conservatório de Haia, Conserva-tório Real de Estocolmo.

Pedro Carneiro grava regularmente para as etiquetas ECM Records, Zig-Zag Territoires e Rattle Records. A sua extensa discografia inclui trabalhos a solo, música de câmara, assim como gra-vações de obras concertantes com diversas orquestras e agrupamentos: Seattle Symphony Orchestra, New Zealand Symphony Orchestra, Estonian National Symphony Orchestra, Orquesta de la Comunidad de Madrid, Kammerensemble Neue Musik Berlin, entre outras. Em particular, o seu disco dedicado a obras de percussão de Iannis Xenakis (Zig-Zag Territoires, 2004) ganhou diversos prémios e é já considerada uma gravação de referência.

Estudou piano, violoncelo e trompete desde os cinco anos de idade. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian no Guildhall School of Music and Drama, onde estudou com David Corkhill (tím-panos e percussão) e Alan Hazeldine (direcção de orquestra), onde terminou a sua licenciatura com a distinção “Head of Department Award”. Como bolseiro do Centro Acanthes, estudou também com o percussionista Sylvio Gualda e mais tarde, em Londres, com o marimbista Leigh Howard Stevens. Seguiu também, de 2002 a 2005, os cursos de direcção de orquestra de Emilio Pomàrico, na Accademia Internazionale della Musica em Milão.
www.pedrocarneiro.com.

Nos Artistas Unidos:
2010REI ÉDIPO a partir de Sófocles, encenação de Jorge Silva Melo (TNDM II).