VERA SAN PAYO DE LEMOS

Nasceu em Lisboa em 1951. Fez a licenciatura em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; e o Mestrado em Estudos Alemães pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova Lisboa. É professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa desde 1993.
Em 2006, é distinguida com a Medalha Goethe “pela forma excepcional como estabeleceu a ligação entre Portugal e a Alemanha”.
Tem colaborado como tradutora e dramaturgista, sobretudo com o encenador João Lourenço; publica artigos diversos sobre teatro, especialmente nos programas dos espectáculos em que colabora; participa em encontros, festivais e júris de teatro em Portugal e no estrangeiro. É responsável pela edição do Teatro de Brecht nos Livros Cotovia (com José Maria Vieira Mendes e Jorge Silva Melo).
Traduziu, entre outros, Bertolt Brecht, Feydeau, Ariel Dorfman, Jim Cartwright, Frank McGuinness, Connor MacPherson, Olivier Bukowski, David Hare, Eugene O`Neill, Marius von Mayenburg, Sam Shepard, Lutz Húbner, Tankred Dorst. Botho Strauss, Jean Anouilh, Bernard Marie Koltès, Ulrich Plenzdorf, Carole Fréchette, William Shakespeare, Neil Labute, Urs Widmer, Shellagh Delaney.
Pelas traduções das duas peças de Werner Schwab recebeu, em 1998 e 2002, o Prémio Austríaco de Tradução Literária.