PERTINHO DA TORRE EIFFEL de Abel Neves

PERTINHO DA TORRE EIFFEL de Abel Neves - fotografia de Margarida Araújo

PERTINHO DA TORRE EIFFEL de Abel Neves Com Fábio Costa e Marta Taveira Cenografia Fernando Mora Ramos Iluminação António Anunciação Música Augusto Lino Direcção de produção Ana Pereira Assistente de produção Beatriz Aurélio Montagem cenográfica Joel Pereira, António Anunciação, Sandra Teixeira e Lucas Keating Montagem de Luz e som António Anunciação, Lucas Keating e Sandra Teixeira Operação de luz e som Lucas Keating Maquinaria de cena Sandra Teixeira Programa Henrique Manuel Bento Fialho Ilustração e design gráfico José Serrão Fotografia Margarida Araújo e Paulo Nuno Silva Comunicação e públicos Cibele Maçãs e Nuno Machado Secretariado geral Teresa Almeida Encenação Fernando Mora Ramos Produção Teatro da Rainha Duração 1h20 M12

No Teatro da Politécnica 21 a 23 Abril de 2022

JANA Há gente normal que é feliz.
Abel Neves, Pertinho da Torre Eiffel

«É normal um gajo ali parado sem saber ao que vai?», pergunta Jasmim logo no início de Pertinho da Torre Eiffel. A questão é dirigida a Jana, cuja presença notamos por lhe escutarmos a voz enquanto trauteia um fado. Assim começa esta peça de Abel Neves (n. 1956) Os actores Fábio Costa e Marta Taveira serão, respectivamente, Jasmim e Jana, o jovem casal urbano emparedado numa precariedade ao mesmo tempo material e amorosa, porque ambas as dimensões se interligam e se condicionam.

Pertinho da Torre Eiffel explora a instabilidade doméstica a partir de duas personagens fisicamente presentes e outras tantas ausentes, num jogo de interacções que excede aquilo que se vê. O visível assume pontos de vista diversos, desde logo, num cenário móvel que oferece diferentes ângulos de observação de uma relação amorosa em busca de equilíbrio na corda bamba existencial. Em cena, tudo parece vacilar e perder-se em hesitações inconsequentes. O que é um casal normal? Poderá a ruptura ser rotina? O que esperam da vida Jana e Jasmim? Têm sonhos? Ambições? São perguntas cujas respostas se estudam a partir de quadros proporcionalmente cómicos e melancólicos, como se estivéssemos a olhar para alguém que patina sem sair do mesmo lugar. Ou talvez como um daqueles globos de neve que os turistas compram para se sentirem Pertinho da Torre Eiffel.