Nasceu em 1961, em Belfast, na Irlanda do Norte. A sua peça Cenas do Grande Fresco, estreada em 2003 no National Theatre de Londres, ganhou o John Whiting Award, o Evening Standard’s Award e o Meyer-Whitworth Award. Foi a primeira vez que um dramaturgo recebeu os três prémios no mesmo ano. Em 2005, McCafferty adaptou Dias de Vinho e Rosas de J. P. Miller, mantendo apenas o esqueleto do original. As suas peças anteriores (The Waiting List, de 1994, Freefalling, de 1996, Shoot the Crow, de 1997) foram produzidas por companhias independentes de Belfast. Um dos seus trabalhos de maior sucesso é Mojo Mickybo, com uma apresentação altamente física, num estilo que surpreendeu quem seguia o trabalho de McCafferty em Belfast. A peça ganhou vários prémios e foi adaptada ao cinema, em 2004, com o título Mickybo and Me. No National Theatre de Londres, apresentou Writer-on-Attachment (1999), Closing Time (2002), e Scenes from the Big Picture (2003). Em Belfast, fez uma adaptação poética de Ionesco, As Cadeiras (2003), No Place Like Home (2001), e Court Nº 1.Escreveu as peças para rádio, The Elasticity of Supply and Demand e The Law of Diminishing Returns. McCafferty tem sido elogiado por encontrar novas formas de escrever sobre a sua sociedade. Actualmente, está a trabalhar em novas encomendas para o Abbey Theatre de Dublin, o Colonnes Theatre Lab dos Estados Unidos, a Prime Cut Productions de Belfast e o Festival de Belfast. Owen McCafferty é membro da Prime Cut Productions, onde já foram produzidas as suas peças Cold Comfort, a sua versão de Antígona (ambas dirigidas por ele) e Cenas do Grande Fresco. Dirigiu ainda Cinza às Cinzas de Harold Pinter. Shoot the Crow foi produzido no West End em Londres e Dias de Vinho e Rosas foi representada, com grande êxito, em toda a Europa.
Nos Artistas Unidos:
2012 – DIAS DE VINHO E ROSAS de J.P. Miller, versão de Owen McCafferty, encenação de Jorge Silva Melo (Teatro da Politécnica).