Samuel Rama: Novembro 2014

artista novembro 2014

artista novembro 2014Todos os meses, uma obra de arte estará à venda no Teatro da Politécnica. Só uma e durante só um mês… Haverá um ARTISTA DO MÊS. Em defesa do projecto ARTISTAS UNIDOS.

Começamos com Samuel Rama que aqui fez uma extraordinária instalação, MEGAPARSECS. Podem pedir informações na bilheteira, por e-mail (artistasunidos@artistasunidos.pt), por telefone (213916750).

Samuel Rama (1977, Coimbra, Portugal) é um artista que não só divide a sua actividade entre a escultura e a fotografia como repensa constantemente a complexa história da intrincada relação histórica entre estes dois suportes.

É conhecido pelos seus objectos escultóricos feitos de terra – com que se apresentou, por exemplo, na edição de 2006 da exposição 7 Artistas ao 10º Mês (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa), naquele que foi o seu primeiro momento de assinalável exposição pública – e pelas fotografias que, subvertendo a escala de construções efémeras em locais desolados, nos apresentam paisagens simultaneamente bucólicas e inquietantes. Este fascínio por matérias como barro e pó, por locais como pedreiras e minas abandonadas, ou por estaleiros desactivados, liga-se a um interesse por aquilo a que o artista chama «tempo geológico». Este tempo não podia estar mais longe da acepção mais vulgar de fotografia, que assumimos distinguir-se pela capacidade de congelar momentos. Em entrevista recente, Samuel Rama e esclarecedor quanta a este ponto: «Até mesmo quando utilizo a fotografia, que e a arte do instante, faço-o com instantes muito alargados. Não tenho nenhuma com menos de trinta segundos de exposição e tenho algumas que chegam a ter horas.»O seu processo de trabalho com a fotografia articula-se entre meras descobertas e intervenções; varia entre o assumir de estruturas encontradas como escultura, pouco modificando a realidade preexistente, simplesmente registando-a – assumindo, no fundo, que qualquer coisa que exista na terra pode considerar-se uma peça escultórica -, e a construção de determinados objectos propositadamente para os fotografar – mas que nunca chegam a ter uma existência autónoma enquanto esculturas. O artista confronta-nos desta forma com duas questões: em primeiro lugar, como é que a realidade se pode tornar escultura; em segundo, e visto que a existência das suas construções efémeras como maquetas e sempre denunciada por ligeiras desproporções entre elementos, que relação existe, afinal, entre representação fotográfica e realidade.

Note-se que, em ambos os casos, a fotografia nunca é encarada enquanto simples documentação, ou como relíquia de um acontecimento – naquilo que distingue estes projectos dos registos de acções e performances que marcaram os anos de 1960-1970. As imagens de Samuel Rama só são possíveis graças à colaboração da fotografia enquanto médium com determinada história, enquanto verdadeira ferramenta de pensamento.
Ricardo Nicolau