FRANZISCA AARFLOT

franzisca_aarloft_a

Nasceu em 1963, em Oslo. Desde o liceu que tem vindo a especializar-se na área do teatro, tendo passado pela Romerike Theatre School, pelo British Theatre Association, em Londres e a Universidade de Oslo. Em 2005, fez um curso de admnistração e economia empresarial. Em 1984, fundou e dirigiu o Kirkeristen Teater, daqual também fez parte Jesper Halle. São deste período as suas encenações de A CAMINHO DE BABILÓNIA e PATOS SELVAGENS de Jesper Halle, LEAR de Edward Bond, EQUUS de Peter Shaffer, SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO de Shakespeare ou O ENCARREGADO de Harold Pinter. Em  1988, fundou e dirigiu o Teater ad Libitum onde encenou peças como THE LOVER IN THE WOODS de Jesper Halle, A VIDA É SONHO de Calderón ou SKUNK da sua autoria, entre outras. Em 1999 torna-se Directora Artística do Det Åpne Teater de Oslo – Teatro da Nova Escrita Norueguesa, onde trabalha actualmente. Continua a desenvolver o seu trabalho como encenadora e como dramaturga. Embora quase sempre ligada à direcção de uma companhia ou teatro, Franzisca Aarflot trabalha com o Oslo Nye Teater ou o Cassandra Theatre Company. Em 2001, recebeu o Fring First, para uma notável nova produção e inovação teatral, pela sua encenação de COMO UM TROVÃO de Niels Fridrik Dahl. Entre 1997 e 1999, foi membro da direcção da Associação de Encenadores Noruguesa. Desde 2003 tem trabalhado como Directora da Comissão do porjecto “Connections Norway”. E em 2005, inicia-se como examinadora do curso de Encenação da Universidade de Oslo. Também é membro da Associação de Autores Dramáticos Noruegueses e do Fórum de Directores Artisticos Directors.

Nos Artistas Unidos:
2006
A MATA de Jesper Halle, encenação de Franzisca Aarflot (Festival de Teatro de Almada).
2007
DISCO PIGS de Enda Walsh, encenação de Franzisca Aarflot (Sociedade Guilherme Cossoul).
2008 
BABEL de Miguel Castro Caldas e Jesper Halle, encenação Franzisca Aarflot (Citemor-Montemuro); NORUEGA-LISBOA-NORUEGA (Fundação Calouste Gulbenkian; São Luiz Teatro Municipal).
2010
CANTIGAS DE UMA NOITE DE VERÃO (Uma peça de amores e desencontros) de David Grieg e Gordon McIntyre, encenação de Francisca Aarflot (Teatro da Trindade).